Continua após a publicidade..
Culinária Internacional

1 Deliciosa Tradição Mediterrânea: Tapas Espanholas

Você já experimentou as tapas espanholas? Se não, você está perdendo uma das mais saborosas e variadas formas de comer do mundo. As tapas são pequenas porções de comida que podem ser servidas como aperitivo, entrada ou refeição completa. Elas são típicas da culinária do Mediterrâneo, uma região que abrange países como Espanha, Itália, Grécia, Marrocos, Portugal e outros. Neste artigo, você vai aprender o que são as tapas espanholas, como fazer uma receita simples e deliciosa, qual é a origem e a importância dessa tradição mediterrânea e quais são os melhores acompanhamentos para as tapas. Vamos lá?

Continua após a publicidade..

Tradição Mediterrânea: O que são as tapas espanholas?

As tapas espanholas são pequenos pratos que podem ser feitos com diversos ingredientes, como carnes, peixes, frutos do mar, queijos, embutidos, legumes, ovos, pães e molhos. Elas podem ser frias ou quentes, simples ou elaboradas, picantes ou suaves. O importante é que elas sejam saborosas e convidativas.

As tapas espanholas podem ser servidas em qualquer hora do dia, mas são especialmente populares no final da tarde ou no início da noite, quando as pessoas saem do trabalho e se reúnem nos bares e restaurantes para beber e comer algo antes do jantar. As tapas são ideais para compartilhar com os amigos, familiares ou colegas, pois permitem provar vários sabores diferentes e conversar em um ambiente descontraído e alegre.

As tapas espanholas são uma das expressões mais autênticas da cultura e da gastronomia tradição mediterrânea, uma região que se caracteriza pela riqueza e diversidade de seus produtos naturais, pelo uso abundante do azeite de oliva, pelo consumo moderado de vinho e pela valorização da convivência social.

Tradição Mediterrânea: Como fazer tapas espanholas?

Existem centenas de tipos de tapas espanholas, e cada região da Espanha tem suas especialidades. Algumas das mais famosas são:

  • Tortilla espanhola: uma omelete grossa feita com ovos, batatas, cebola e azeite de oliva.
  • Batatas bravas: batatas fritas cobertas com um molho picante à base de tomate, alho e páprica.
  • Croquetes: bolinhos fritos recheados com presunto cru, queijo ou outros ingredientes.
  • Jamón ibérico: presunto cru fatiado fino, feito com carne de porco ibérico alimentado com bolotas.
  • Queijo manchego: queijo curado feito com leite de ovelha da região de La Mancha.
  • Azeitonas: azeitonas verdes ou pretas temperadas com alho, ervas, pimenta ou anchovas.
  • Pão com tomate: pão torrado esfregado com tomate maduro, alho e azeite de oliva.
  • Lulas fritas: anéis de lula empanados e fritos em azeite de oliva.

Para fazer tapas espanholas em casa, você vai precisar de alguns ingredientes básicos que podem ser encontrados em supermercados ou lojas especializadas. Você também vai precisar de uma boa faca, uma tábua de corte, uma frigideira grande, uma panela média, uma espátula, um ralador e um espremedor de alho.

Continua após a publicidade..

A seguir, vamos ensinar como fazer uma receita simples e deliciosa de tortilla espanhola:

Ingredientes:

Continua após a publicidade..
  • 4 ovos
  • 2 batatas médias
  • 1 cebola pequena
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

  • Descasque as batatas e corte-as em fatias finas. Descasque a cebola e corte-a em fatias finas. Em uma panela, coloque água e sal e leve ao fogo. Quando ferver, adicione as batatas e cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até que estejam macias, mas não desmanchando. Escorra e reserve.
  • Em uma frigideira, aqueça duas colheres de sopa de azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola e refogue por cerca de 10 minutos, ou até que esteja dourada e macia. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Retire do fogo e reserve.
  • Em uma tigela, quebre os ovos e bata-os com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione as batatas e a cebola e misture bem.
  • Em uma frigideira antiaderente, aqueça duas colheres de sopa de azeite de oliva em fogo médio-alto. Despeje a mistura de ovos, batatas e cebola e espalhe bem pela frigideira. Cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até que a parte de baixo esteja dourada e firme.
  • Com a ajuda de um prato ou uma tampa, vire a tortilla com cuidado e cozinhe do outro lado por mais 5 minutos, ou até que esteja dourada e firme. Se preferir, você pode deixar a tortilla mais úmida ou mais seca, conforme o seu gosto.
  • Retire do fogo e sirva quente, morna ou fria, cortada em fatias ou em pedaços.

Tradição Mediterrânea: Qual é a origem das tapas espanholas?

A origem desta delícia da tradição mediterrânea é um tema que desperta muita curiosidade e debate, pois não há uma única versão ou evidência histórica que comprove quando e onde elas surgiram pela primeira vez. No entanto, existem várias lendas e teorias que tentam explicar esse fenômeno gastronômico e cultural que se tornou um símbolo da Espanha e do Mediterrâneo.

Uma das lendas mais populares é que as tapas nasceram como uma forma de proteger o vinho das moscas, colocando um pedaço de pão ou outro alimento sobre o copo. A palavra “tapa” significa “tampa” em espanhol. Essa prática teria sido iniciada pelos camponeses e trabalhadores que levavam lanches para comer durante o dia, ou pelos taberneiros e pousadeiros que queriam preservar a qualidade do vinho que serviam aos seus clientes.

Outra lenda é que as tapas foram criadas pelo rei Afonso X, o Sábio, no século XIII, que ordenou que os bares servissem comida junto com o vinho, para evitar que as pessoas ficassem embriagadas. O rei teria adotado esse costume depois de se curar de uma doença graças a uma dieta à base de vinho e pequenas porções de comida. Assim, os bares começaram a oferecer pequenas rações de comida para acompanhar as bebidas, que eram chamadas de “avisillos” ou “llamativos”.

Uma terceira lenda leva-nos até ao reinado dos Reis Católicos, no século XV. Conta-se que, quando ia a caminho da Andaluzia, o rei Fernando II de Aragão e toda a sua comitiva decidiram parar para descansar e entraram numa taberna infestada de moscas. O taberneiro, com vergonha do estado da taberna e preocupado que alguma mosca se atrevesse a mergulhar no copo real, decidiu colocar-lhe uma “tapa”, uma rodela de chouriço, dizendo as palavras “Aqui tem a sua tampa, Majestade”.

Uma quarta lenda é muito parecida com a anterior, mas envolve o rei Alfonso XIII, no século XX. Diz-se que um dia o rei numa visita a Cádis, parou numa venda e pediu um copo de vinho de Jerez. Nesse mesmo momento uma rajada de vento levantou uma enorme nuvem de poeira e um empregado decidiu colocar uma fatia de lombo de porco para tapar o copo real contra o pó. O rei ficou tão agradecido e gostou tanto da ideia, que ao pedir o segundo copo disse “mas com outra ta (m) pa igual!”. Todos os que estavam presentes nessa altura também gostaram da ideia e exigiram que as suas bebidas também levassem ta (m) pas!

Uma quinta lenda é mais recente e tem a ver com a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e o período de escassez que se seguiu. Nessa época, os bares tinham poucos recursos e aproveitavam o que tinham para oferecer aos seus clientes. Assim, eles serviam pequenas porções de comida salgada ou picante para estimular o consumo de bebida e aumentar os lucros. Essas porções eram chamadas de “tapas”, pois tapavam a fome e a sede das pessoas.

Como se pode ver, há muitas histórias possíveis sobre a origem das tapas espanholas, mas nenhuma delas é totalmente comprovada. O certo é que as tapas se tornaram uma tradição gastronômica e cultural da Espanha, especialmente após a Guerra Civil Espanhola, quando as pessoas tinham poucos recursos e aproveitavam o que tinham para comer. As tapas também se espalharam pelo mundo, graças à imigração e ao turismo. Hoje, elas são apreciadas em diversos países, com variações de nomes e de ingredientes.

Acompanhamentos para as tapas espanholas

As tapas espanholas são muito versáteis, podendo combinar com diversos tipos de bebidas e pratos. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que ficam ótimos com as tapas:

  • Vinho: O vinho é a bebida mais tradicional para acompanhar as tapas espanholas. Você pode escolher entre vinhos tintos, brancos ou rosés, dependendo do tipo de tapa que você vai comer. Por exemplo, os vinhos tintos combinam bem com tapas de carne ou queijo; os vinhos brancos harmonizam com tapas de peixe ou frutos do mar; os vinhos rosés vão bem com tapas variadas ou picantes.
  • Gazpacho: O gazpacho é uma sopa fria à base de tomate, pepino, pimentão, alho, pão, vinagre e azeite de oliva. Ele é refrescante, nutritivo e muito saboroso e muito fácil de fazer. Você pode servir o gazpacho como entrada ou como acompanhamento para as tapas espanholas, especialmente as mais quentes ou picantes. O gazpacho também é uma ótima opção para os dias mais quentes, pois ajuda a hidratar e refrescar o corpo.

Conclusão

As tapas espanholas são pequenas porções de comida que podem ser servidas como aperitivo, entrada ou refeição completa. Elas são típicas da culinária de tradição mediterrânea, uma região que se caracteriza pela riqueza e diversidade de seus produtos naturais, pelo uso abundante do azeite de oliva, pelo consumo moderado de vinho e pela valorização da convivência social.

Neste artigo, você aprendeu o que são as tapas espanholas, como fazer uma receita simples e deliciosa de tortilla espanhola, qual é a origem e a importância dessa tradição mediterrânea e quais são os melhores acompanhamentos para as tapas. Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre as tapas espanholas, uma deliciosa tradição mediterrânea.

Agora que você sabe como preparar essa receita incrível, que tal experimentá-la na sua próxima reunião com os amigos ou familiares? Você vai se surpreender com o sabor e a variedade das tapas espanholas!

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais. E se você tem alguma dúvida, sugestão ou opinião sobre as tapas espanholas, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *