2 Receitas Clássicas da Culinária Mediterrânea
A culinária mediterrânea
A culinária mediterrânea é uma das mais apreciadas e saudáveis do mundo, pois combina ingredientes frescos, naturais e saborosos, como azeite, frutas, legumes, cereais, peixes, queijos e ervas aromáticas. Além de proporcionar benefícios para a saúde, como prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, essa culinária também oferece uma variedade de pratos deliciosos e fáceis de preparar. Neste artigo, vamos ensinar duas receitas clássicas da culinária mediterrânea: a salada grega e o homus. Acompanhe!
Salada grega
A salada grega é uma das entradas mais tradicionais e populares da Grécia, mas também é consumida em outros países do Mediterrâneo. Ela é composta por tomates, pepinos, cebolas roxas, azeitonas pretas e queijo feta, temperados com azeite, vinagre, sal, orégano e pimenta-do-reino. Essa salada é refrescante, nutritiva e combina muito bem com pães, carnes grelhadas ou peixes.
Como fazer salada grega
Para fazer uma salada grega para quatro pessoas, você vai precisar de:
- 4 tomates médios cortados em cubos
- 2 pepinos médios cortados em cubos
- 1 cebola roxa pequena fatiada
- 1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço
- 200 g de queijo feta em cubos
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto
O modo de preparo é muito simples:
- Em uma saladeira grande, misture os tomates, os pepinos, a cebola e as azeitonas.
- Em uma tigela pequena, misture o azeite, o vinagre, o sal, o orégano e a pimenta-do-reino.
- Regue a salada com o molho e misture delicadamente.
- Espalhe o queijo feta por cima da salada e sirva em seguida ou leve à geladeira até a hora de servir.
A origem da salada grega
Não se sabe ao certo quando e onde surgiu a salada grega, mas ela é considerada um prato típico da culinária camponesa da Grécia Antiga. Naquela época, os agricultores utilizavam os ingredientes que tinham à disposição em suas hortas e pomares para fazer uma refeição simples e saudável. O queijo feta, por exemplo, é um dos queijos mais antigos do mundo e era produzido pelos pastores gregos desde o século VIII a.C. A salada grega também era chamada de “salada do vilarejo” ou “salada do país”, pois era consumida principalmente nas áreas rurais da Grécia.
Acompanhamentos para a salada grega
A salada grega pode ser servida como entrada ou como prato principal, dependendo da quantidade e dos acompanhamentos. Algumas sugestões de acompanhamentos para este famoso prato da culinária mediterrânea são:
- Pão pita: é um pão árabe fino e macio que pode ser recheado com a salada ou usado para pegar os pedaços de queijo feta.
- Tzatziki: é um molho à base de iogurte, pepino ralado, alho picado, hortelã e limão. É refrescante e combina muito bem com a salada grega.
- Frango grelhado: é uma opção de proteína magra que pode ser temperada com limão, alho e orégano para ficar mais saborosa.
- Salmão assado: é outra opção de proteína saudável que pode ser assada com azeite, alcaparras e tomilho para harmonizar com a salada.
Homus
O homus é uma pasta de grão-de-bico cozido com tahine (pasta de gergelim), alho, limão e sal. É um prato típico da culinária árabe, mas também é muito consumido em outros países do Mediterrâneo, como Turquia, Israel, Líbano e Síria. O homus é rico em proteínas, fibras, ferro e cálcio, e pode ser servido como entrada, acompanhamento ou lanche. Ele é geralmente servido com pão pita, torradas, palitos de legumes ou saladas.
Como fazer homus
Para fazer um homus cremoso e saboroso, você vai precisar de:
- 2 xícaras de grão-de-bico cozido e escorrido
- 1/4 de xícara de tahine
- 1/4 de xícara de suco de limão
- 2 dentes de alho picados
- 1/4 de colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Água, salsinha picada e páprica a gosto
O modo de preparo é muito fácil:
- Em um processador de alimentos ou liquidificador, bata o grão-de-bico, o tahine, o suco de limão, o alho e o sal até obter uma pasta homogênea. Se necessário, adicione um pouco de água para ajustar a consistência.
- Transfira o homus para uma tigela e regue com o azeite. Polvilhe a salsinha e a páprica por cima e sirva com o que preferir.
A origem do homus
A origem do homus é incerta e controversa, pois vários países do Oriente Médio reivindicam a sua autoria. Alguns historiadores acreditam que o homus surgiu no Egito Antigo, por volta do século XIII, quando o grão-de-bico foi introduzido na região pelos comerciantes persas. Outros afirmam que o homus foi criado na Síria ou no Líbano, onde o tahine era produzido desde a antiguidade. O fato é que o homus se espalhou por todo o Mediterrâneo e se tornou um prato popular da culinária mediterrânea e apreciado por diversas culturas.
Acompanhamentos para o homus
O homus pode ser servido de várias formas e com diversos acompanhamentos. Algumas sugestões de acompanhamentos para o homus são:
- Pão pita: é o acompanhamento mais tradicional e simples para o homus. Basta cortar o pão em triângulos e aquecer no forno ou na frigideira antes de servir.
- Torradas: são uma opção mais crocante e prática para servir com o homus. Você pode usar pão integral, francês ou sírio para fazer as torradas.
- Palitos de legumes: são uma opção mais leve e saudável para servir com o homus. Você pode usar cenoura, pepino, salsão, rabanete ou qualquer outro legume que gostar.
- Salada: é uma opção mais completa e nutritiva para servir com o homus. Você pode usar folhas verdes, tomates, pepinos, cebolas, azeitonas, queijo feta ou qualquer outro ingrediente que combinar com o sabor do homus.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu duas receitas clássicas da culinária mediterrânea: a salada grega e o homus. Essas receitas são fáceis de fazer, saudáveis e deliciosas, e podem ser servidas em diversas ocasiões. Experimente fazer em casa e surpreenda sua família e seus amigos com esses pratos típicos da Culinária Mediterrânea. E não se esqueça de deixar sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
- Links sobre culinária mediterrânea: 1 Segredo da Dieta Mediterrânea: Uma Introdução
Pingback: 3 Benefícios para a Saúde da Dieta Mediterrânea - Infinito de Ideias
Pingback: A Arte de Preparar Tzatziki: 1 Receita Grega - Infinito de Ideias