Continua após a publicidade..
Acompanhamentos

Requeijão Caseiro em 3 Passos: Uma Receita Simples e Deliciosa

Você já experimentou requeijão caseiro? Se não, você está perdendo uma das delícias da culinária brasileira. Ele é um tipo de queijo cremoso, macio e saboroso, que pode ser usado em diversas receitas ou consumido puro, com pão, torradas, biscoitos ou frutas. Além de ser muito gostoso, o requeijão caseiro também é fácil de fazer, barato e saudável, pois não contém conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, você vai aprender como fazer requeijão caseiro em apenas 3 passos, com ingredientes simples que você provavelmente já tem em casa. Você também vai conhecer um pouco da história desse queijo tão popular no Brasil, e algumas sugestões de acompanhamentos para deixar o seu requeijão caseiro ainda mais irresistível. Vamos lá?

O que é requeijão caseiro e por que ele é tão bom?

O requeijão caseiro é um queijo de origem portuguesa, que chegou ao Brasil com os colonizadores no século XVI. Ele é feito a partir do leite, que é coagulado com vinagre ou limão, e depois drenado e misturado com manteiga ou creme de leite, até formar uma pasta cremosa e homogênea. O requeijão caseiro é diferente do requeijão industrializado, que é mais firme, amarelado e processado com aditivos químicos. Ele é mais branco, mais mole e mais natural, preservando o sabor e os nutrientes do leite.

O requeijão caseiro é um alimento muito nutritivo, pois contém proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas A, B e D, e gorduras boas, que ajudam a regular o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. Ele também é uma ótima fonte de energia, pois fornece calorias de fácil absorção pelo organismo. Além disso, o requeijão caseiro é muito versátil, podendo ser usado em diversas receitas, como tortas, pizzas, lasanhas, sanduíches, salgados, bolos, doces, e muito mais. Ele também combina com vários tipos de alimentos, como carnes, legumes, frutas, geleias, mel, etc. O requeijão caseiro é, sem dúvida, um ingrediente que não pode faltar na sua cozinha.

Continua após a publicidade..

Como fazer requeijão caseiro em 3 passos?

Fazer requeijão caseiro é muito simples e rápido. Você só vai precisar de 4 ingredientes: leite, vinagre ou limão, sal e manteiga ou creme de leite. Veja o passo a passo:

  1. Em uma panela, aqueça 2 litros de leite até quase ferver. Desligue o fogo e adicione 4 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão, mexendo bem. Você vai perceber que o leite vai talhar, formando uma parte sólida (coalhada) e uma parte líquida (soro). Deixe descansar por 10 minutos.
  2. Com uma escumadeira, retire a coalhada e coloque em um escorredor de macarrão ou em uma peneira forrada com um pano fino. Deixe escorrer bem o soro, apertando com uma colher ou com as mãos. Você pode guardar o soro para usar em outras receitas, como pães, bolos, sopas, etc.
  3. Transfira a coalhada para um liquidificador ou processador, e bata com 2 colheres de sopa de manteiga ou creme de leite, e sal a gosto, até formar um creme liso e uniforme. Se quiser, você pode adicionar outros temperos, como orégano, salsinha, cebolinha, alho, etc. Pronto! O seu requeijão caseiro está pronto para ser consumido ou guardado em um pote fechado na geladeira por até uma semana.

Continua após a publicidade..

Qual é a origem do requeijão caseiro?

O requeijão caseiro é uma adaptação brasileira do queijo português chamado requeijão, que é feito com o soro do leite de ovelha ou de cabra, e tem uma consistência mais seca e granulada. O requeijão português é um produto típico da região da Serra da Estrela, onde é produzido desde o século XII. Ele é considerado um queijo nobre, e é usado principalmente em sobremesas, como o famoso pastel de nata.

No Brasil, este requeijão surgiu como uma forma de aproveitar o leite que sobrava nas fazendas, e que poderia estragar facilmente no clima tropical. Os colonos portugueses adaptaram a receita original, usando o leite de vaca, e acrescentando manteiga ou creme de leite, para dar mais cremosidade e sabor ao queijo. O requeijão caseiro se espalhou pelo país, e ganhou variações regionais, como o requeijão do norte, que é mais firme e salgado, o requeijão de corte, que é mais seco e cortado em fatias, e o requeijão cremoso, que é mais mole e espalhado no pão.

Quais são os melhores acompanhamentos para o requeijão caseiro?

O requeijão caseiro é um queijo que combina com quase tudo, mas existem alguns acompanhamentos que realçam ainda mais o seu sabor e textura. Aqui estão duas sugestões que você pode experimentar:

  • Pão de queijo: O pão de queijo é uma receita tradicional de Minas Gerais, que consiste em pequenos pãezinhos feitos com polvilho, queijo e ovos, que são assados até ficarem dourados e crocantes por fora, e macios e elásticos por dentro. O pão de queijo é um ótimo acompanhamento para o requeijão caseiro, pois cria um contraste de temperaturas e sabores, que agrada o paladar. Você pode rechear o pão de queijo com o requeijão caseiro, ou simplesmente passar por cima, e saborear essa delícia.
  • Goiabada: A goiabada é um doce feito com goiaba e açúcar, que tem uma cor vermelha intensa e um sabor doce e azedo ao mesmo tempo. A goiabada é um acompanhamento perfeito para o requeijão caseiro, pois forma uma combinação clássica da culinária brasileira, conhecida como romeu e julieta. O doce da goiabada equilibra o salgado do requeijão, e cria uma harmonia de texturas, que derrete na boca. Você pode cortar a goiabada em pedaços e servir com o requeijão caseiro, ou fazer uma calda de goiabada e colocar por cima do queijo.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer requeijão caseiro em 3 passos, com ingredientes simples e baratos. Você também descobriu um pouco da história desse queijo tão apreciado no Brasil, e algumas dicas de acompanhamentos para deixar o seu requeijão caseiro ainda mais saboroso. Agora que você sabe como fazer requeijão caseiro, que tal experimentar essa receita na sua casa, e surpreender a sua família e os seus amigos? Você vai ver como é fácil, rápido e gostoso fazer o seu próprio requeijão caseiro. E não se esqueça de deixar um comentário abaixo, contando o que você achou da receita, e se você tem alguma sugestão ou dúvida. Espero que você tenha gostado deste artigo, e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *