Continua após a publicidade..
Frutos do Mar

Camarão Internacional: Uma Receita Sofisticada em 6 Passos

Você já ouviu falar do camarão internacional? Essa é uma receita que faz jus ao seu nome, pois combina ingredientes e sabores de diferentes partes do mundo. Este é um prato que leva camarão, arroz, molho branco, champignon, presunto, ervilha e batata palha. O camarão internacional é um prato que impressiona pelo seu sabor, pela sua textura e pela sua apresentação. Neste artigo, você vai aprender como fazer um camarão internacional em 6 passos simples. Acompanhe!

Continua após a publicidade..

O que é camarão internacional e qual a sua relevância?

O camarão internacional é um tipo de camarão gratinado, que é uma receita que leva camarão coberto com algum tipo de molho e queijo, e levado ao forno para gratinar. O camarão gratinado é uma receita que pode ser feita com diversos molhos, como o molho de tomate, o molho de queijo, o molho de mostarda ou o molho de vinho.

O camarão internacional é uma variação do camarão gratinado, que leva o molho branco, que é um molho de origem francesa, feito com manteiga, farinha de trigo e leite. Ele também leva outros ingredientes que dão um toque especial ao prato, como o champignon, que é um tipo de cogumelo comestível, o presunto, que é um tipo de carne suína curada, a ervilha, que é um tipo de legume verde, e a batata palha, que é um tipo de batata frita em tiras finas e crocantes.

O camarão internacional é um prato que tem uma relevância gastronômica, pois mostra a diversidade e a riqueza da culinária mundial, que é capaz de criar receitas incríveis com a mistura de ingredientes e sabores de diferentes países e culturas. Ele é um prato que também tem uma relevância social, pois é uma forma de celebrar e homenagear a diversidade e a integração do povo brasileiro, que é formado por imigrantes de várias origens e etnias.

Continua após a publicidade..

Como fazer camarão internacional em 6 passos

Para fazer camarão internacional, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de camarão médio limpo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 xícara de champignon fatiado
  • 100 g de presunto picado
  • 1/2 xícara de ervilha
  • 2 xícaras de arroz cozido
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara de batata palha

O modo de preparo é o seguinte:

Continua após a publicidade..
  1. Tempere o camarão com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Reserve.
  2. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Junte a farinha de trigo e mexa bem, até formar uma pasta. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um molho branco liso e homogêneo. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Reserve.
  3. Em uma frigideira, frite o camarão em fogo alto, por cerca de 5 minutos, ou até que fique rosado e cozido. Reserve.
  4. Em um refratário retangular, espalhe uma camada de arroz cozido. Por cima, distribua o camarão, o champignon, o presunto e a ervilha. Cubra com o molho branco reservado, espalhando bem. Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima.
  5. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo derreta e o molho borbulhe.
  6. Retire do forno e salpique a batata palha por cima. Sirva em seguida, ou mantenha aquecido em banho-maria.

A história do camarão internacional no Brasil

O camarão internacional é um prato que faz parte da cultura e da gastronomia brasileira, sendo apreciado em todas as regiões do país. O camarão internacional é um prato que tem uma história curiosa e interessante, pois não se sabe ao certo qual é a sua origem e o seu nome.

Uma das hipóteses é que o camarão internacional tenha surgido no Brasil, como uma adaptação do camarão à thermidor, que é uma receita francesa, que leva camarão, molho branco, mostarda, conhaque e queijo gruyère. O camarão internacional teria substituído alguns ingredientes por outros mais acessíveis e populares no Brasil, como o creme de leite, o champignon, o presunto e o queijo parmesão.

Outra hipótese é que o camarão internacional tenha sido criado por um restaurante brasileiro, que queria oferecer um prato sofisticado e diferente para os seus clientes. O restaurante teria dado o nome de camarão internacional para o prato, para dar a impressão de que era uma receita de origem estrangeira e de alto padrão. O prato teria feito tanto sucesso, que teria se espalhado por outros restaurantes e casas de família.

Uma terceira hipótese é que o camarão internacional tenha sido inspirado na receita do restaurante Coco Bambu, que é uma rede de restaurantes especializada em frutos do mar, que foi fundada em Fortaleza, no Ceará, em 1989. O restaurante Coco Bambu tem um prato chamado camarão internacional, que leva os mesmos ingredientes que a receita tradicional, mas com algumas diferenças, como o uso de arroz com brócolis e de queijo muçarela. O prato do restaurante Coco Bambu teria se tornado tão famoso, que teria influenciado outras receitas de camarão internacional pelo Brasil.

Independentemente da sua origem e do seu nome, o fato é que o camarão internacional é um prato que conquistou o paladar e o coração dos brasileiros, sendo uma receita que representa a diversidade e a fusão da culinária nacional, que é capaz de criar pratos incríveis com a mistura de ingredientes e sabores de diferentes partes do mundo.

Acompanhamentos para o camarão internacional

O camarão internacional é um prato que pode ser servido como prato principal, ou acompanhado de outros ingredientes que realçam o seu sabor. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos para o camarão internacional:

  • Salada de folhas e frutas: Uma salada de folhas e frutas é um acompanhamento leve e refrescante, que contrasta com o camarão internacional, que é um prato quente e cremoso. Você pode usar as folhas verdes de sua preferência, como alface, rúcula, agrião ou espinafre. Você pode também acrescentar frutas frescas ou secas, como manga, abacaxi, morango, uva, damasco ou ameixa. Você pode temperar a salada com azeite, vinagre, sal, pimenta e mel, ou com um molho de iogurte, mostarda e mel.
  • Vinho branco: Um vinho branco é uma bebida que harmoniza perfeitamente com o camarão internacional, pois realça o sabor do camarão e do queijo, e equilibra a cremosidade do molho. Você pode escolher o vinho branco de sua preferência, como um chardonnay, um sauvignon blanc, um pinot grigio ou um riesling. Você deve servir o vinho branco gelado, em taças adequadas, e apreciar com moderação.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um camarão internacional em 6 passos simples. Você também conheceu um pouco da história e da origem do camarão internacional, e algumas sugestões de acompanhamentos para deixar o seu camarão internacional ainda mais gostoso. O camarão internacional é um prato sofisticado, mas fácil de fazer, que vai impressionar a sua família e os seus convidados.

Experimente fazer o camarão internacional em casa e surpreenda-se com essa delícia. E não se esqueça de deixar um comentário abaixo, contando o que você achou da receita e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorá-la. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *